Como escolher a mídia social ideal para o seu negócio

midias-sociais

Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, e a lista não para por aí. Com tanta mídia social disponível, você deve estar se perguntando: “qual é a melhor para eu divulgar meu trabalho, produto ou serviço?”. Para você que está começando a atuar no ambiente digital, preparamos este post com os principais pontos que você deve considerar na construção da sua estratégia.

Primeiro, é preciso saber o público que você quer atingir e, principalmente, em qual mídia social ele está. Para isso, é importante reunir informações das principais redes sociais, como dados de acesso e perfil das pessoas. Outras questões fundamentais são: saber qual o seu objetivo ao atuar no ambiente digital, qual o perfil da sua marca, produto ou serviço, e quanto você pretende investir, não só em tempo, mas em publicidade online.

O próximo passo é conhecer as diferentes funcionalidades e vantagens de cada rede social. A análise de todos estes dados é preciosa para que você possa aproveitar os recursos de cada mídia social da melhor maneira possível e, assim, alavancar o alcance da sua marca na internet. Atualmente, o Facebook e o Twitter são os canais mais populares, mas Instagram, YouTube e LinkedIn, entre outros, também podem render bons resultados. Tudo vai depender do seu tipo de negócio.

Por exemplo, se você tem uma empresa que vende assessórios femininos, colocar sua marca no Instagram, que funciona muito bem como uma vitrine, pode resultar em mais visibilidade e vendas. Outras redes sociais em que a imagem é a alma do negócio são o Pinterest, o We Heart it e o Tumblr, e que também oferecem recursos que incentivam a viralização, ou seja, vão levar a sua mensagem a um público bastante amplo. Para quem trabalha com design ou fotografia, o Pinterest pode ser um canal bastante atrativo e interessante para expor suas criações.

flaviavalsani-pinterest

Se você precisa publicar textos, fotos ou vídeos, então o Facebook pode ser ideal para você. Além de ter um alto número de usuários ativos, são mais de 830 milhões de acessos no mundo todo, o Facebook facilita o compartilhamento de conteúdo multimídia. E pode expandir o alcance de uma marca, produto ou serviço, atingindo um público bem segmentado se você tiver uma verba (nem precisa ser muito dinheiro) para investir em anúncios.

geek

Por outro lado, se você vende um produto que permite o uso de tutoriais e depoimentos de clientes satisfeitos, pode usar o YouTube, que é poderoso para compartilhamento de vídeos e permite integração com outras mídias sociais. E, para empresas que conversam com empresas, ou seja, são do segmento B2B, o LinkedIn sai na frente de outras redes, pois permite que você conte sua história usando um conteúdo com teor mais corporativo.

linkedin-blunders1

No entanto, é importante manter uma coisa em mente. Se você é um profissional autônomo ou dono de uma pequena empresa, por exemplo, pode não conseguir ter uma presença consistente em quatro ou mais redes, então avalie bem todos estes fatores para escolher melhor suas apostas. E para te ajudar a manter seus perfis ativos, incrementando suas vendas e a comunicação com clientes e potenciais consumidores, você terá os cursos online da Tyngu. Continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s