O que o botão COMPRAR significa para o Facebook, o Twitter e os profissionais de marketing?

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Como profissionais de marketing, é difícil pensar em ferramentas promocionais que sejam mais adequadas às nossas necessidades de comunicação atualmente do que o Facebook e o Twitter. O Facebook é como a nossa casa, onde podemos convidar quem quisermos para participar de uma conversa; enquanto o Twitter é como uma reunião em uma Câmara Municipal, em que qualquer um pode participar. No entanto, o principal motivo pelo qual o Facebook e o Twitter são tão importantes para os profissionais de marketing é que eles representam a nova era da publicidade boca a boca.

O fato de que as pessoas podem estar falando sobre sua empresa com seus amigos online é um incentivo poderoso o suficiente para que, independentemente de ser um empreendedor, profissional ou dono de um pequeno ou médio negócio, você decida se bandear tanto para o Facebook quanto para o Twitter, com o objetivo de se destacar no feed de notícias e ganhar centenas e milhares de seguidores. Mas, mesmo com o crescente poder que as mídias sociais detêm de influenciar os consumidores a comprar on e offline, Facebook e Twitter ainda não podem ser considerados sites de comércio social.

Mas isso pode mudar. Em julho do ano passado, o Facebook anunciou em um comunicado de imprensa que iria começar a testar um botão de compra e, em setembro, o Twitter fez o mesmo. E enquanto não há nenhuma data exata para a inclusão dos botões de compra em ambas redes (embora a previsão de lançamento seja neste ano), uma coisa é certa: isso vai mudar a forma como os consumidores fazem compras online e também a maneira como o mercado atua.

De acordo com a E-bit, o e-commerce do Brasil movimentou R$ 35,8 bilhões em 2014, crescendo, nominalmente, 24%, em relação a 2013, quando o faturamento chegou a R$ 28,8 bilhões. Além disso, não se pode negar que redes sociais como Facebook e Twitter têm influência sobre os hábitos de compra das pessoas. Então, mal podemos esperar para ver como a integração da experiência social do consumidor com sua experiência de compra online vai não só mudar a maneira como profissionais de marketing usam as mídias sociais, como também os usuários.

Pessoalmente, nós, da Tyngu, acreditamos que a adição de botões de compra serão bastante úteis para as pequenas empresas que já têm um público altamente segmentado em mente, mas que também muitas vezes lutam para transformar curtidas no Facebook e seguidores no Twitter em clientes fiéis. No entanto, isso nos leva a pensar sobre como Facebook e o Twitter planejam integrar o e-commerce no aspecto social das redes enquanto uma única coisa está clara para as duas mídias sociais: as pessoas não querem que sua experiência online seja interferida com anúncios intermináveis.

Será que o botão de compra vai significar para os consumidores um jeito mais divertido de fazer compras, e uma forma mais eficaz de comercialização de produtos e serviços para as pequenas empresas? Ou será que ele vai transformar a experiência dos usuários mais agradável em geral, enquanto impulsiona as vendas?

Como sempre, os seus pensamentos são importantes para nós. Vamos fazer as coisas acontecerem juntos!

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Nick Sheppard é Gerente de Conteúdo da Tyngu, formado pela Universidade Columbia. Antes de terminar seu Mestrado em Belas Artes, foi Diretor de Marketing de uma empresa do segmento B2B, redator e professor de inglês na Coreia do Sul.

 

Texto traduzido e publicado originalmente no blog tyngu.wordpress.com.br.

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