Publicidade online: oportunidade para pequenos e médios negócios

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Atualmente, independentemente de você ser um profissional autônomo ou dono de negócio de qualquer tamanho, pode se beneficiar das vantagens que o ambiente digital oferece. E isso contempla a publicidade.

Se antes você podia contar com o rádio, o jornal ou a televisão para divulgar o seu negócio, hoje o Google, o Facebook, o Twitter e outras mídias sociais também se tornaram poderosas para isso. Você pode usar estas ferramentas para atingir mais consumidores e aumentar suas vendas, sem gastar muito dinheiro.

Para investir no Facebook, a maior rede social atualmente com mais de 90 milhões de usuários ativos, você precisa ter um orçamento mínimo de R$ 2. Claro que se você quiser atingir muita gente, vai precisar de muito mais do que isso. Mas a ideia é apenas para mostrar como a rede social pode se adaptar à sua verba. O mesmo vale para o gigante Google AdWords, que controla os anúncios que você vê no Google. Embora o Google defina o orçamento mínimo, você também pode adequar a publicidade à sua necessidade.

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No entanto, mais do que orçamento, as duas ferramentas têm algumas funcionalidades em comum que podem ser bastante úteis para ampliar a mensagem da sua marca, produto ou serviço. São elas:

Segmentação. Ao anunciar nestes canais, é possível definir bem o público a ser atingido, escolhendo idade, sexo, idioma, localização geográfica e até o dia da semana para a veiculação de anúncios. Por exemplo, se você tem salão de cabeleireiro em Aracaju e está com uma promoção especial para a quarta-feira, pode segmentar sua campanha para que seus anúncios só apareçam para usuários desta região, neste dia.

Relevância. No Google, os anúncios só aparecem para quem estiver procurando ao menos uma das palavras-chave ligadas ao seu negócio. Assim, se o anunciante dedicar-se a criar uma campanha bem direcionada, com palavras estrategicamente selecionadas, uma alta porcentagem dos usuários de buscadores pode se transformar em clientes. Já no Facebook, o anúncio será mostrado para pessoas que curtem páginas ou já comentaram assuntos ligados aos interesses que você definiu na segmentação do seu anúncio. Por isso o uso de palavras-chaves e interesses precisos e bem relacionados ao seu negócio é tão importante.

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Flexibilidade. Nos dois canais, o anunciante pode, a qualquer momento, fazer alterações nos seus anúncios e estas mudanças têm efeito imediato. Você também tem a opção de pausar ou cancelar a sua campanha quando quiser.

Controle de gastos. Tanto no Facebook quanto no Google você decide qual será o investimento, pois todo anunciante, seja ele um empreendedor ou dono de uma empresa de qualquer tamanho, precisa ter controle sobre o quanto está sendo gasto com sua campanha. E se houver necessidade, você pode aumentar ou diminuir os investimentos.

Resultados mensuráveis. Com as ferramentas disponíveis, a publicidade online é completamente mensurável. O AdWords permite acompanhar de onde vem o tráfego do site e qual porcentagem se converte em vendas e, assim, fazer os ajustes necessários. O mesmo vale para o Facebook, onde você vai poder verificar o número de cliques no seu anúncio e até mesmo se houve algum tipo de conversão, ou seja, se alguém realizou atividades com sua campanha, além de outras métricas disponíveis.

E você, está pronto para começar a criar campanhas bem sucedidas de anúncios? Continue nos acompanhando para ter acesso a outras dicas e fique à vontade para compartilhar suas ideias com a gente.

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