Afinal, o que é o Facebook at Work?

facebook-atwork

A novidade da semana é o anúncio do Facebook at Work, rede corporativa do Facebook que está em fase de testes por algumas empresas. Mas o que isso de fato significa? Com a iniciativa, a rede social espera oferecer uma experiência separada para funcionários de empresas e seus colaboradores. A proposta é que eles possam estar em contato uns com os outros da mesma maneira que fazem com amigos e familiares, usando uma plataforma similar ao Facebook.

O objetivo do Facebook at Work é substituir o e-mail e trazer a familiaridade do Facebook para o ambiente de trabalho. Seria uma espécie de intranet com cara de Facebook, mas sem publicidade ou rastreamento de dados. Também estão ausentes funcionalidades de edição de texto ou de planilhas compartilhadas, como é o caso do Googles Docs ou o pacote Office. E, além disso, a ferramenta não concorre com o Linkedln, pois não vai permitir o contato com funcionários de outras empresas.

Por outro lado, o “at Work” tem ferramentas que podem ser bastante úteis para as empresas: um feed de notícias para avisos e discussões gerais, grupos para segmentar as discussões das equipes e o bate-papo para diálogos rápidos. A questão da segurança é outro ponto que merece destaque. O Facebook garante que vai armazenar com segurança todos os dados dos funcionários e informações compartilhadas, que estarão disponíveis apenas para quem trabalha na empresa usuária da ferramenta.

Nesta fase de testes, o “at Work” só poderá ser usado por algumas empresas, que vão dar feedback e ajudar a refinar a ferramenta antes do lançamento geral para o mercado. Com o tempo, deve estar disponível para quem quiser usar, e pagar.

E você, o que acha da novidade? Você usaria a plataforma corporativa do Facebook na sua empresa? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Com informações do The Wall Street Journal e do Techtudo.

Lilian-blogLilian Ambar é Especialista em Mídias Sociais e Desenvolvedora de Conteúdo da Tyngu. É jornalista, possui pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e tem mais de 13 anos de experiência em comunicação corporativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s