Cinco dicas para usar vídeos e promover sua marca

videos-social

Durante muito tempo o YouTube foi a única plataforma viável para compartilhar vídeos socialmente. Mas nos últimos meses o cenário mudou completamente. O Facebook desenvolveu o seu próprio software de compartilhamento, o Twitter adquiriu o Periscope, e o Meerkat apareceu como um azarão na corrida do live streaming. Assim, usar vídeo como uma ferramenta de marketing se tornou indispensável – e isso é muito bom para marcas que têm ideias criativas para aumentar o seu alcance.

De acordo com este artigo do Social Media Today, 82% dos profissionais de marketing afirmam ter sucesso ao usar vídeo para criar seus conteúdos. E com o aumento do número de mídias sociais que permitem publicações em vídeo, com certeza você vai encontrar o canal ideal para compartilhar o seu conteúdo. Mas como começar a colocar seus esforços de marketing na criação de vídeos?

Não se preocupe! Nós, da Tyngu, preparamos cinco dicas para você considerar quando decidir usar vídeo como seu conteúdo de marketing social.

Publicações em vídeo têm mais alcance orgânico no Facebook

video-facebook

O Socialbakers publicou recentemente um estudo que mostra como as publicações em vídeo têm se tornado o conteúdo com maior alcance orgânico no Facebook. Isso faz sentido de várias formas: primeiro, como os vídeos são relativamente novos no Facebook, é óbvio que a plataforma vai dar a maior exposição possível à sua nova ferramenta de marketing. Além disso, a inclusão de vídeos posts mostra que o Facebook está em competição direta com o YouTube, e isso significa que o Facebook só tem a ganhar ao incrementar a visibilidade das publicações em vídeo compartilhadas pelos seus usuários.

Moral da história: se você quer tirar todo o proveito das ferramentas que o Facebook oferece para ampliar o alcance de sua marca, ou quer crescer a sua presença na mídia social rapidamente, apostar em vídeos, mais do que em qualquer outro tipo de post, é uma maneira de você ver um crescimento mais imediato.

Compartilhe vídeos de “How to” ou “Como fazer”

Se você oferece um produto ou serviço, então deve ser especialista em alguma coisa, certo? Ao disponibilizar vídeos de dicas, você pode proporcionar aos seus seguidores algo útil ao mesmo tempo que mostra a sua expertise. Às vezes, a melhor maneira de promover o seu negócio é deixar o discurso de vendas em casa e criar vídeos úteis e com dicas, que são uma opção bastante viável para criar engajamento nos seus perfis em mídias sociais.

Faça a curadoria do seu canal no YouTube

video-youtube

Assim como você faz a curadoria de conteúdo em outras mídias sociais que está presente, também precisa fazer o mesmo com o seu canal do YouTube, para mantê-lo apresentável. Comece a organizar o seu canal de maneira que os espectadores possam navegar e encontrar facilmente o que eles querem. Criar um trailer do canal permite que os novos usuários saibam imediatamente o que você faz. Lembre-se que o seu canal do YouTube é uma extensão da sua marca e é preciso manter as mensagens consistentes e alinhadas à sua atuação online.

Mostre os bastidores do seu negócio

Apresente as pessoas-chave por trás de seu negócio. Faça tutoriais sobre como o seu produto funciona. Os vídeos sociais podem ser uma grande ferramenta para humanizar o seu negócio, mas cabe a você se apoderar de métodos criativos para mostrar os melhores aspectos do seu negócio.

Comece a promover seu negócio com o Vine

Se você usar vídeos, algumas vezes vai querer produzir vídeos puramente promocionais destinados a converter seus seguidores em clientes. Antes de começar a desenvolver um vídeo promocional chato e sem graça, considere usar o Vine. Você terá que fazer algumas coisas criativas para vender em seis segundos ou menos!

E você, tem alguma tática que usa para produzir e divulgar os seus vídeos em mídias sociais? Compartilhe com a gente como um comentário!

nick2

Nick Sheppard é Gerente de Conteúdo da Tyngu, formado pela Universidade Columbia. Antes de terminar seu Mestrado em Belas Artes, foi Diretor de Marketing de uma empresa do segmento B2B, redator e professor de inglês na Coreia do Sul.

Texto traduzido por Lilian Ambar e publicado originalmente no blog tyngu.wordpress.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s