7 dicas para usar o Facebook para procurar emprego

facebook-emprego

Já pensou em encontrar um novo emprego ou dar uma guinada na sua carreira usando as redes sociais? Sim, isso é possível. Com a maior conectividade entre empresas e pessoas via Facebook, LinkedIn e outras mídias sociais, aumentaram também as chances de se conseguir uma boa oportunidade de trabalho a partir destes canais.

Não é novidade que profissionais de recursos humanos de muitas empresas visitam perfis no “face” todos os dias em busca de novos candidatos e também para avaliar o seu comportamento, principalmente durante um processo de seleção.

Então, para que você tire proveito de todas as vantagens que estes canais online oferecem e não faça feio na hora usá-los, compartilho algumas dicas do que eu fiz quando precisei utilizar o Facebook para procurar emprego.

#1 Primeiro de tudo, curta a página da empresa (ou das empresas) que você gostaria trabalhar.

#2 Veja qual destas empresas realmente pode ser significante para sua busca, ou seja, verifique se ela possui uma página no Facebook e se está ativa.

#3 Faça parte de grupos que têm vagas específicas na sua área e de discussões sobre assuntos que tenham a ver com seu trabalho. Assim, você poderá fazer contatos e ampliar as suas conexões.

#4 Mande mensagens para profissionais da área demonstrando interesse. Cuidado para não ser invasivo e não fique chateado se alguém não te responder, isso é normal.

#5 Se notar que a empresa tem um perfil mais informal, mande mensagens na página dela no Facebook, perguntando quando haverá processos seletivos, e diga também que você se identifica com o perfil dela.

#6 Curta páginas que estejam alinhadas ao que a empresa acredita.

#7 E, por último, porém mais importante. Tente não se expor demais em seu perfil pessoal. Se quiser postar fotos mais íntimas, use a ferramenta de privacidade e compartilhe essas informações somente com quem for pertinente.

Se você quiser aprender a usar melhor as mídias sociais para incrementar sua carreira, confira os cursos que a Tyngu oferece. Eles podem ser bastante úteis. E boa sorte!

carol-blogCarol Junqueira é formada em Relações Internacionais pela  Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Foi apresentada ao Marketing Digital há três anos e, desde então, tem se dedicado a conhecer mais e mais sobre o tema. Aproveita suas experiências mundo afora para agregar mais conhecimento sobre o mercado digital. Ela, que ama conhecer outras culturas, já morou em Buenos Aires, Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s