Mais oportunidades para a Venda Direta

vendas-Diretas

Venda direta e relacionamento são expressões que caminham juntas. Há anos uma conhecida empresa brasileira do setor de higiene e beleza já afirmava preferir vender seus produtos “porta a porta” e não em lojas físicas porque seus itens tinham que ser comercializados numa espécie de bate-papo entre amigas. A vendedora chegaria na casa da cliente de revista em punho – daquelas com fotos e preços dos produtos – para prestar uma consultoria entre uma xícara de café e outra.

Conversa daqui, tira uma dúvida da cliente dali, experimenta a textura de um creme e o cheiro de uma colônia acolá… yeesss, fechou a venda!

O problema é que haja fôlego para sair de bairro em bairro fazendo relacionamento e cativando clientes potenciais. E haja dinheiro para pagar combustível ou passagem de ônibus e conta telefônica só para dar o ar da graça, de vez em quando, e assim tentar fechar mais uma venda. Vai saber se, quando a campainha da casa ou o telefone tocarem, a cliente realmente estará interessada em ouvir sobre aquela nova cor de batom que acabou de ser lançada…

As práticas podem ser aprimoradas nesses tempos de Facebook, Twitter, WhatsApp  e outras mídias sociais. A tecnologia, que permite a união de pessoas em redes sociais na internet, não deve ser vista como a vilã dos relacionamentos olho no olho. Ela é uma aliada que facilita novos encontros e parcerias.

Foto: Natura Pedidos

Foto: Natura Pedidos

Aprender a usar as mídias sociais é aprender a construir pontes que facilitam o encontro entre pessoas. Para quem vende é a oportunidade de expandir o círculo de relacionamentos, de atrair um público novo e de fidelizar clientes antigos. Isso acaba tornando a pessoa que vende menos dependente de indicações de novos contatos feitas por um amigo ou parente.

Existem várias técnicas de Mídias Sociais sendo disseminadas entre equipes de vendas para que esses times alcancem mais consumidores. E você pode se apropriar dessas táticas para fazer suas vendas bombarem.

Isso quer dizer que a agenda de telefones deve ser deixada de lado? De jeito nenhum. A indicação daquela amiga que te indicou para outra amiga deve ser desvalorizada? Em hipótese alguma. As reuniões em que se promove uma “degustação” dos produtos devem acabar? Resposta negativa. O que falamos aqui é sobre complementação de estratégias.

Só assim a venda direta tem como atingir consumidores hoje plugados, além das novas gerações que entrarão no mercado de consumo.

Se você é vendedor de uma empresa que pratica a venda direta ou se você é um executivo em alguma dessas companhias, pense bem nisso. Estamos falando de uma forte tendência: aliar o uso das Mídias Sociais ao negócio de venda direta. E você sabe: quem se liga em tendências, se liga em futuro. Por isso, a Tyngu quer te ajudar neste desafio. Conheça nossos cursos para expandir a sua rede de contatos ou preparar o seu time de vendas. Acesse nosso site, www.tyngu.com.br, para saber mais e boa sorte!

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