Empresas aderem ao WhatsApp e aumentam suas vendas

Whatsapp

Não é de hoje que vemos o uso do WhatsApp crescer cada vez mais na mão dos brasileiros. O aplicativo já tem mais de 47  milhões de usuários no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo jornal Folha de S.Paulo. O aplicativo vem ganhando notoriedade por ajudar de vendedores a novos empresários a expandir suas vendas e aumentar seus lucros no final do mês. O WhatsApp atingiu o número de 800 milhões de usuários ativos por mês, ou seja, há grandes chances de você encontrar centenas ou até milhares de consumidores para o seu produto ou serviço.

Como o uso do aplicativo para fins comerciais tem aumentado, muitas empresas estão contratando pessoas para atender exclusivamente via WhatsApp. O Magazine Oiapoque, em Belo Horizonte (MG), é uma das empresas de varejo que utiliza a ferramenta. A loja já conta com vendedoras que cuidam somente do atendimento via WhatsApp. Cada uma delas fica responsável por um smartphone, para atender com agilidade pessoas que pedem informações e perguntam sobre a disponibilidade de produtos.

A marca de roupas Pitanga Wear também aderiu a este novo modelo de relacionamento e vendas. Uma das estratégias da loja foi mudar a rotina das vendedoras, em vez de elas chegarem e irem para o balcão esperar pelos clientes, vão direto para uma sala onde estão seus tablets, cheios de mensagens enviadas via WhatsApp. Segundo a gerente de marketing da empresa, Fernanda Morelli, o valor da conta de telefone da loja caiu 70%, por outro lado, as vendas via WhatsApp já representam 30% do total.

Outra marca que também entrou na onda do WhatsApp é o Sorvete Naked. A inovadora empresa, que produz sorvetes feitos de água de coco e frutas da estação, escolheu o aplicativo como um dos meios de fazer encomendas. Sem loja física, a Sorvete Naked usa o aplicativo para se comunicar diretamente com os clientes. Também realiza uma ação no WhatsApp em que reúne endereços de encomendas, em São Paulo capital, e um “carrinho” de sorveteiro da Naked passa pelas regiões – uma forma inovadora e criativa de levar o produto ao cliente.

Esse novo jeito de se comunicar tem gerado para as empresas economia na conta do telefone, aumento nas vendas e atedimento personalizado e ágil aos clientes. E o melhor de tudo é que o aplicativo é gratuito. Basta ter um smartphone ou tablet com acesso à internet e um chip com um número de telefone.

Aqui vão algumas dicas da Tyngu para você bombar seu negócio usando o aplicativo:

#1 Primeiro de tudo, não use somente o WhatsApp. Tenha perfis em outras redes sociais como Facebook e Instagram, juntas elas darão maior exposição ao seu negócio.

#2 Crie grupos. Esta pode ser uma boa forma de facilitar o seu trabalho de divulgação e de estar mais perto do seu público-alvo.

#3 Não envie mensagens demais, pois isso pode fazer com que o cliente se sinta invadido e finalize o relacionamento.

#4 Responda rapidamente as mensagens para que o cliente não perca o interesse no produto ou não sinta um bom atendimento. Só tome cuidado com os horários. Tente educar o seu consumidor para ser atendido em horário comercial.

#5 Use o WhatsApp para engajar seus clientes. Com mensagens, imagens e vídeos que provoquem emoções e que tragam esses clientes para um lado mais pessoal, como se ele fosse um amigo.

Quer aprender mais? Então acesse o site da Tyngu: www.tyngu.com.br. Lá tem muitos cursos esperando por você!

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