O que é Omni Channel?

Hoje vamos falar de Omni Channel, que talvez você já tenha ouvido falar ou pode ser um assunto novo. Então produzi este artigo para fazer uma introdução do que é Omni Channel. Vamos lá!

De onde vem o termo Omni Channel?
O termo Omni vem do latim e significa “Todos”, e Channel, termo que já é bastante conhecido, significa “Canais”. A expressão toda literalmente significa “Todos os Canais”. Também podemos dizer que é a evolução do Multi-canal.

Omni Channel é evolução no mercado de varejo
O Omni Channel já está deixando de ser tendência para ser essencial para o seu negócio. Hoje para o seu consumidor não existe mais a diferença entre a loja física ou loja virtual, ele vê o seu negócio como um todo. Os consumidores mudaram e estão em diversos canais, pesquisando uma marca ou produto, e fazem isso simultaneamente.

Para ser mais prático, o conceito Omni Channel consiste em integrar sua loja física, virtual e o cliente. Este conceito tem como prioridade (foco) garantir uma experiência ao consumidor nos diversos canais onde o seu negócio está presente. E o seu negócio, com certeza, deve estar presente nas redes sociais que os seus consumidores fazem parte.

Mobile And Tablet Business Communication Usage

Seu negócio precisa ser Omni Channel
O consumidor hoje é mobile, é digital, e a sua marca precisa de uma presença digital que impacte esse comprador. É importante que, além de sua loja virtual e páginas oficiais em redes sociais, exista um aplicativo para ele interagir ainda mais com seu negócio. Além disso, sua marca precisa ter um SAC 2.0 bem elaborado e que atenda e tire as dúvidas do consumidor de maneira clara e eficiente.

Tudo que citei acima faz parte do universo Omni Channel, e você ainda consegue saber qual é o comportamento do seu consumidor, quais são as etapas pelas quais ele passa até chegar na sua loja virtual, e que tipo de pesquisa esse futuro cliente faz antes de encontrar a sua marca.

Exemplo: se você possui uma loja física e uma loja virtual, antes de este consumidor entrar em sua loja física, pode ter certeza que ele já fez uma pesquisa completa sobre o seu produto nas redes sociais, acessou sua loja virtual, conferiu os preços, vantagens e desvantagens, comparou com outras marcas e, depois disso, ele vai até a sua loja física. Isso se ele quiser, pois ainda existe a possibilidade de ele comprar no conforto da casa dele seja pelo seu computador/notebook, tablet ou celular.

Você sabia que o consumidor Omni Channel gasta de 15% a 30% mais do que o consumidor Multi-canal? Por isso, se o seu negócio ainda não é Omni Channel, comece a colocar este conceito em prática, siga todas as tendências do mercado digital, humanize sua marca e interaja com os seus consumidores em todas as redes sociais e plataformas.

Você ainda precisa saber mais sobre o que é Omni Channel? Deixe sua dúvida aqui nos comentários que eu respondo pra você!

herbertHerbert Lopes é fundador do Superstorm e parceiro da Tyngu. Estudou Sistemas para Internet e desde 2009 é profissional em Marketing Digital. Especializado em SEO, atuando também em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Criador do Superstorm, um portal com foco em estratégias e conceitos do Marketing Digital para microempreendedores e Startups.

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