Corretores de Imóveis expandem seus contatos usando redes sociais e aplicativos

Mobile And Tablet Business Communication Usage

Todos os dias vemos os benefícios das redes sociais e dos aplicativos para negócios de diferentes tamanhos. A praticidade, a facilidade e a rapidez que eles oferecem para as negociações e, especialmente, para a comunicação, ajudam  profissionais de diversas áreas. Hoje vamos falar um pouco sobre o uso de canais online como o Facebook e o WhatsApp pelos corretores de imóveis. Confira!

Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, Guilherme Machado, consultor imobiliário que faz palestras sobre o mercado imobiliário por todo o país, conta que estas plataformas, além de serem de fácil utilização são flexíveis na forma de atendimento. “O atendimento através da web é uma estratégia de relacionamento e, consequentemente, um catalisador de novos negócios. O cliente pode estar em qualquer lugar, realizando até outras tarefas ao mesmo tempo em que faz a pesquisa sobre o imóvel”, afirma.

Fernando Vitor Cunha, da MRV, utiliza a tecnologia como aliada de vendas desde 2009. (Foto: Correio da Manhã)

Fernando Vitor Cunha, da MRV, utiliza a tecnologia como aliada de vendas desde 2009. (Foto: Correio da Manhã)

Outro exemplo é o da MRV Engenharia, que tem uma loja virtual desde 2001 e faz do chat online a sua maior fonte de comunicação, dando emprego para 200 atendentes. A empresa também usa ferramentas como Facebook e Whatsapp em seu atendimento. Consultores e clientes se sentem mais próximos e podem conversar em qualquer momento sem precisar ir até um endereço físico, o que atualmente nesses dias tão corridos não é trabalho fácil. “Para os corretores é bom porque podem falar com muitas pessoas simultaneamente, deixá-los por dentro de todas as novidades e conforme vão fidelizando seus clientes, vão ganhando novos contatos”, destaca a empresa em entrevista ao Correio da Manhã.

Segundo André Arianda, consultor imobiliário e representante de vendas da Embracon, as redes sociais são hoje o melhor meio de divulgação de qualquer serviço ou produto, por ser gratuito e de fácil acesso a todos. “No meu caso, é uma ótima forma de captar clientes, agendar reuniões para entender suas necessidades e, assim, apresentar o melhor negócio para ele. O WhatsApp, por exemplo, se tornou o principal meio para acompanhar as propostas, por conta dos dias corridos que vivemos, e também porque muitas pessoas só podem nos atender após o horário comercial ou aos fins de semana”, explica.

Para você potencializar o uso das redes sociais para negócios, confira algumas dicas dos especialistas da Tyngu:

#1 O relacionamento com os clientes é essencial. Responda todas as mensagens dos clientes nestes canais, fique de olho em críticas e dúvidas, e tenha todo o cuidado ao formular a resposta. Mas nunca deixe seu cliente sem resposta.

#2 Não seja invasivo. Estes canais, a priori, não são espaços de publicidade e, sim, ferramentas de relacionamento. Então, não fique insistindo em apenas vender ou conseguir algum benefício. Lembre-se que o importante é manter o canal de comunicação aberto, para que o cliente lembre de você quando precisar dos seus produtos ou serviços.

#3 Respeite sempre a vontade e a privacidade dos usuários. Evite chamar seu cliente a todo momento, sem ter uma necessidade específica ou em horários inapropriados, durante à noite ou aos domingos. Mas procure estar sempre à disposição dele.

#4 E, por último, uma dica para corretores: use o espaço digital com moderação e bom senso. Procure fazer dessas ferramentas aliadas no seu trabalho. Mas não abra mão das suas visitas aos clientes. O contato pessoal ainda é importante no relacionamento.

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