Em tempos de crise: invista em marketing

invista-em-marketing

Crise é a palavra que mais falamos nos dias de hoje. É o tema mais comentado nas redes sociais, mais abordado em entrevistas e afins. A mídia fala em crise, os maiores portais falam em crise. Para ter noção de como essa palavra é tão falada, é só reparar quantas vezes eu repeti crise apenas em um parágrafo.

Este artigo não é para continuar falando sobre o que está afetando a nossa economia ou qualquer outra coisa, e sim para mostrar que são nesses momentos que sua empresa precisa continuar investindo em marketing.

Você pode me perguntar: “Mas o país está passando por um período economicamente difícil e preciso cortar meus custos. Como preciso continuar investindo em marketing?”.

A verdade é que dependendo do seu negócio, seja ele pequeno ou grande, você não deve cortar o custo, mas reduzir. Reduzir o seu budget em marketing é diferente de cortar este custo.

A melhor maneira de diminuir algum custo é analisar o que tem sido mais eficiente para o seu negócio, qual tipo de ação tem um retorno melhor do que outra, e por aí vai. Por esse motivo, te indico a fazer dois cálculos básicos: ROI e KPI. Veja abaixo o que significa cada um deles.

ROI (Retorno sobre o Investimento)
ROI mede a quantidade de retorno de um investimento em relação ao custo do investimento. Para calcular o ROI, basta dividir o retorno de um investimento pelo custo do investimento.

KPI (Indicador-chave de Desempenho)
KPI é um conjunto de medidas quantificáveis ​​que uma empresa ou indústria utiliza para medir ou comparar o desempenho em termos de cumprimento dos seus objetivos estratégicos e operacionais.

Quando você consegue mensurar o ROI e o KPI, será mais fácil saber onde você deve cortar e reduzir os custos. Dessa maneira, o marketing seja ele outbound ou inbound continuará presente no seu negócio, o que fará a diferença é o quanto você investe e quais ferramentas você utiliza para fazer o seu negócio superar a crise.

O marketing é essencial para sua empresa, e todos sabem que o marketing anda junto com o setor comercial de qualquer negócio. Saber vender é fundamental para que qualquer empresa sobreviva. Pense que o marketing gera demanda para que as vendas gerem negócios.

Marketing + Dados de Mercado
Como este momento é delicado para muitas empresas, a dica agora é: invista em marketing tendo como base dados de mercado. Assim, você otimiza as ações e também aumenta o interesse das pessoas em comprar seu produto ou contratar seu serviço. Hoje, muitos empreendedores reclamam que o marketing não está dando certo para sua negócio, porém, deve ser porque eles não estão trabalhando os dados de mercado do jeito correto.

Marketing não é distribuir publicidade ou qualquer conteúdo em massa, mas facilitar o trabalho do setor comercial de uma maneira que gere negócios para a empresa com o menor custo possível.

Você está pensando em cortar o custo em marketing da sua empresa? Então sugiro que você pare por aí, e pense em investir da maneira correta. Isso fará toda a diferença durante a crise. Seu negócio está em crise? Crie e recrie.

herbertHerbert Lopes é fundador do Superstorm e parceiro da Tyngu. Estudou Sistemas para Internet e desde 2009 é profissional em Marketing Digital. Especializado em SEO, atuando também em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Criador do Superstorm, um portal com foco em estratégias e conceitos do Marketing Digital para microempreendedores e Startups.

2 Comments

  1. Mkt Digital

    Que postagem ótima esta do blog. Adorei mesmo! Existem uma quantidade enorme de pessoas falando sobre uma crise aqui e ali, mas o que as vezes elas não prestam atenção é que no mercado digital, esta tal crise não chegou não. Quero acrescentar também e indicar para aqueles que ainda não sabem o que fazer ou não tem dinheiro para investir em cursos, esta postagem http://marketingeblog.com.br/16-cursos-online-gratuitos-para-ajuda-lo-a-se-tornar-um-empreendedor-digital/ que fala justamente sobre cursos gratuitos disponibilizados pelas gigantes da Internet sobre o mercado digital.

    Mais uma vez eu parabenizo pelo conteúdo e pelo blog em geral, que trás muitos conteúdos de qualidade.

    Sucesso e prosperidade sempre

    Curtir

    • wetyngu

      Olá! Que alegria saber que gostou do nosso conteúdo! Muito obrigada pelo comentário! Sucesso para você também! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s