Como construir um plano de Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo está em ascensão e 93% dos profissionais de marketing já utilizam essa estratégia dentro de sua empresa ou agência. No ano passado, esse número já estava em 91%. Além disso, 42% dos profissionais de marketing B2B consideram o marketing de conteúdo como uma estratégia muito eficaz, no ano de 2013 esse número era de 36%.

Porém, há um número interessante: você sabia que 84% dos profissionais de marketing que acreditam que a estratégia de marketing de conteúdo é ineficaz não têm um plano de marketing de conteúdo? E que esses 84% pensam que é ineficaz porque não sabem criar um plano de marketing de conteúdo?

Por isso, preparei para você algumas dicas de como criar um plano de marketing de conteúdo. Confira abaixo!

Objetivos
O objetivo do marketing de conteúdo deve vir diretamente das metas do seu negócio. Pense: qual a meta do meu negócio? Aumentar conversões? Diminuir Custo? O marketing de conteúdo deverá ser um suporte das suas metas e, claro, fazer parte da estratégia para atingir essas metas com sucesso.

Pesquisa
Esse passo é muito importante na criação de um plano de marketing de conteúdo. Faça uma pesquisa interna e também com seus clientes e prospects. Você irá conseguir entender o que cada um pensa, quais são os seus maiores problemas em relação a um produto ou um serviço e com isso você irá conseguir elaborar um plano ideal para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Buyer Personas
Este é um processo muito importante, que está muito ligado a pesquisa que foi citada no tópico anterior. Para entender quem são as personas do seu negócio, você deverá fazer algumas perguntas como:

Quem são os seus melhores clientes?
Com quais problemas eles estão preocupados?
Que tipo de informações que eles consomem para resolver os seus problemas?
De onde eles estão tirando essas informações?
Como é que eles normalmente interagem com a informação e as empresas solucionam os seus problemas?

Se você quiser ter ideia de como criar uma buyer persona, conheça essa ferramenta gratuita: www.criesuapersona.com.br.

Benchmarking
Entender o que sua concorrência está criando e aplicando é muito importante em um plano de marketing de conteúdo. Você consegue entender o que vem dando certo, seja, dá resultado, o que não é bom ou é um insucesso. Procure selecionar e trabalhar sempre com um conteúdo relevante, notável e de qualidade.

Se seu concorrente faz algo mal feito, você já está um passo a frente na criação de um plano de marketing de conteúdo. E se seu concorrente faz algo muito bem feito, faça melhor, tenha ideias criativas para atingir seu público com a mesma influência e melhor do que o seu concorrente está fazendo.

herbert

Herbert Lopes é fundador do Superstorm e parceiro da Tyngu. Estudou Sistemas para Internet e desde 2009 é profissional em Marketing Digital. Especializado em SEO, atuando também em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Criador do Superstorm, um portal com foco em estratégias e conceitos do Marketing Digital para microempreendedores e Startups.

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