Reutilize conteúdo sem culpa

Os-benefícios-das-comunidades-online-para-sua-empresa-Agência-NIC

A expressão “reaproveitar conteúdo” pode soar meio negativa, dando a impressão de que se vai entregar algo de segunda categoria ao seguidor ou fã que acompanha sua página de trabalho ou perfil nas mídias sociais. Mas pode ir tirando essa ideia equivocada da cabeça. Os especialistas da Tyngu apontam dois motivos matadores para que você proporcione ao seu público novas experiências com o mesmo conteúdo. E sem culpa!

#1 Explorar diversos formatos
Você produziu um vídeo, postou no YouTube e compartilhou no Facebook, ensinando seus clientes a usarem um produto que você comercializa? Ótimo, vídeos tutoriais fazem muito sucesso! Mas, e se por acaso alguém não tiver conseguido assistir? A gente sabe que nem sempre a conexão de internet está lá essas coisas; e nem sempre estamos num lugar inapropriado para ver um vídeo. Pensando nisso, você pode transformar as informações transmitidas no vídeo que postou em um e-book, por exemplo, e assim pode dar uma segunda chance às pessoas de verem o mesmo conteúdo, só que em outro formato. O contrário também vale: para quem não tem tempo ou paciência para ler um e-book, o vídeo tutorial curto é ideal. Outra ideia é fazer infográficos utilizando como base um post que você redigiu e que, por meio de um info, passa uma mensagem mais objetiva. É dessa forma, variando nos formatos e plataformas, que você consegue atingir mais gente com o “mesmo” conteúdo.

#2 Otimização de custos e tempo
Pesquisar, escrever, revisar, enfim, criar um conteúdo novo é um processo que toma tempo e tem custos. E no fim, nem sempre um post inédito tem a quantidade de visualizações que gostaríamos. Depois de dois ou três dias após a publicação do conteúdo, os acessos tendem a minguar. E tem ainda as novas postagens que passam a “esconder” o post mais antigo. Para continuar destacando o tema postado anteriormente e alcançar mais gente que não tinha visto o conteúdo quando foi lançado, você pode “requentar” o antigo trazendo algum detalhe novo, não precisa ser algo muito impactante, pode ser até mesmo um novo enfoque para o antigo conteúdo, uma linguagem diferente, o destaque para um item que ficou menos evidente da vez anterior, ou seja, criar em cima do que já foi produzido garante a máxima utilização do que pode ter ficado sem tanto aproveitamento. Quer melhor justificativa para reutilizar conteúdo? 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s