Conheça a experiência do Phygital Marketing

Hoje quero apresentar o Phygital Marketing. Este é um termo relativamente novo por aqui, e acredito que é muito importante você conhecer as tendências que acontecem dentro do marketing.

As marcas e os consumidores estão cada vez mais conectados. E isso pode ser constatado por Rebecca Lieb, analista do Altimeter Group – uma empresa especializada em pesquisas e estratégias em tendências tecnológicas, que afirma: “Digital está em toda parte, e logo vai ser literalmente tudo”. Isso quer dizer que o mundo digital e o mundo físico estão cada vez mais próximos.

Antes de te apresentar o phygital marketing, você precisa saber de onde vem o termo phygital. Vamos lá!

O que é Phygital?

Antes de tudo, vamos a uma curiosidade. Você sabia que nós chegamos a desbloquear o nosso smartphone ao menos 110 vezes por dia? A relação do digital com o nosso dia a dia está cada vez mais próxima e este conceito tem um nome: Phygital.

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Nos dias de hoje, isso não poderia ser diferente, pois o digital está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida. Tenho certeza de que quando você precisa falar com os amigos, pesquisar algo na internet, mandar um e-mail ou confirmar presença em algum evento, você deve usar um smartphone ou algum outro widget para fazer isso. Certo? É nesse momento que o físico se encontra com o digital.

Você precisa saber: phygital não se trata de substituir a mão de obra humana por robôs, mas de integrar as necessidades das pessoas ao mundo digital. Isto acontece para deixar o acesso às informações e ao consumo mais fáceis.

Aplicativos de compartilhamentos, carregamento de bilhetes de ônibus e check-in virtual das companhias aéreas são exemplos de phygital.

Ah, se você for procurar o termo phygital no dicionário, provavelmente não vai encontrar, pois este é um termo patenteado pela Momentum WorldWide, uma agência de publicidade presente em todo mundo. Aqui no Brasil ela está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

“Hoje não há uma barreira entre o mundo físico e o digital. O que acontece em um ecoa no outro. Nós chamamos isso de “O Mundo Phygital”, onde os consumidores modernos vivem e, é o coração de tudo o que fazemos” –  Momentum WorldWide

Phygital Marketing

Depois de entender o conceito de phygital, será possível unir os melhores meios digitais e físicos e, mais do que isso, aplicar essa combinação na estratégia de marketing da sua empresa ou cliente.

O digital não é passageiro, ele veio para ficar. Aplicativos, redes sociais, hashtags e QR codes não deverão sair do mercado tão cedo, e se tornaram mais do que tendências, mas meios de aplicar estratégias de marketing específicas para o consumidor do seu produto.

Quando falei sobre o termo phygital, disse que é patenteado por uma agência de publicidade, porém, a experiência phygital não pertence a ela.

Com o phygital marketing, as marcas integram o cotidiano de consumidores na hora em que eles mais precisam, desenvolvendo assim interação e engajamento ao invés de uma exposição de um anúncio tradicional.

Prós do Phygital Marketing

  1. Impulsiona o engajamento social
  2. Aumenta o brand awareness
  3. Impulsiona a fidelidade do cliente e aquisição
  4. Longos benefícios

Contras do Phygital Marketing

  1. Custo geralmente é alto
  2. É necessário um planejamento extenso
  3. Deve ser mantido dia após dia

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herbert

Herbert Lopes é fundador do Superstorm e parceiro da Tyngu. Estudou Sistemas para Internet e desde 2009 é profissional em Marketing Digital. Especializado em SEO, atuando também em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Criador do Superstorm, um portal com foco em estratégias e conceitos do Marketing Digital para microempreendedores e Startups.

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