Mídias Sociais ajudam Projetos Sociais a conquistar projeção, recursos financeiros e mais voluntários

Você sabia que as redes sociais se tornaram um dos mais poderosos meios de comunicação atualmente? E é por isso que diferentes segmentos têm usados estes canais para comunicação e relacionamento. Hoje vamos falar do chamado “marketing social” e sobre como o Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e até mesmo o WhatsApp podem ser ferramentas valiosas para aqueles que trabalham para fazer do mundo um lugar melhor.

Atualmente, empresas de todos os setores utilizam as mídias sociais para divulgar seus negócios e ter mais facilidade na comunicação com seus clientes. No Terceiro Setor, ou Setor da Sociedade Civil, não é diferente. Para as ONGs de todo Brasil, ter perfis em canais online é super importante para tornar a sua causa conhecida, se conectar com cada vez mais voluntários, parceiros, doadores, além de ajudar na captação de recursos.

O Atados, plataforma que facilita o encontro de ONGs e voluntários por causas específicas, usa o WhatsApp para marcar reuniões, encontros e discutir temas com seus voluntários. Outra organização que usa as mídias sociais como aliada é a Santa Fé, que desenvolve um trabalho de acolhimento a meninos e meninas que foram vítimas de maus tratos, abandono e violência sexual – muitos deles provenientes das ruas de São Paulo. A ONG tem em sua página no Facebook um link direto para a captação de recursos: o botão chamado “doe agora”.

Parabens_menino

Para o Projeto Parabéns, que faz festas de aniversário para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ter um profissional especialista em mídias sociais em sua equipe fez toda a diferença. Em apenas dois meses, a iniciativa conseguiu bater mais de 1.100 fãs no Facebook, o que gerou parcerias com doceiras, decoradoras, animadores e muitos outros fornecedores e voluntários. O uso do WhatsApp facilita a coordenação e comunicação com os voluntários, para mantê-los por dentro de tudo que se passa no Projeto.

Por serem ferramentas gratuitas, as redes sociais são, para muitas instituições sem fins lucrativos, o início de tudo: divulgação, coordenação, comunicação e, especialmente, captação, pois sem as doações estas instituições não existiriam e não conseguiriam se manter.

Aproveite que agora você aprendeu um pouco mais sobre como ajudar o próximo sem sair de casa e conheça esses projetos maravilhosos: curta a página deles no Facebook, siga os perfis em outros canais, compartilhe, doe da maneira que puder e preencha seu coração de solidariedade!

Quem vem com a gente? 🙂

carol-blogCarol Junqueira é formada em Relações Internacionais pela  Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. É co-fundadora do Projeto Parabéns e voluntária na ONG Saúde Criança. Foi apresentada ao Marketing Digital há três anos e, desde então, tem se dedicado a conhecer mais e mais sobre o tema. Aproveita suas experiências mundo afora para agregar mais conhecimento sobre o mercado digital. Ela, que ama conhecer outras culturas, já morou em Buenos Aires, Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s