Inbound Marketing: O que é e como funciona?

Inbound Marketing é um termo relativamente novo aqui no Brasil, porém, esta metodologia já é utilizada há algumas décadas nos EUA. O inbound marketing é uma nova maneira de se relacionar com um público-alvo e/ou potenciais clientes, que também são conhecidos como buyer personas.

O termo também é conhecido como o novo marketing, este método vem na contramão do que estamos acostumados no marketing tradicional, que é interruptivo, unidirecional e que “joga” algum serviço ou produto diretamente para a compra.

Com o inbound marketing é possível mensurar cada centavo investido nas ações de marketing no meio digital. E, assim, melhorar o ROI (retorno sobre investimento). Isso torna o inbound marketing uma estratégia com um ótimo custo benefício de médio a longo prazo.

As etapas do inbound estão divididas em: Atrair, Converter, Fechar e Encantar. Nessas etapas é possível acompanhar toda a jornada de compra de um usuário, desde quando ele era um simples desconhecido até se tornar um cliente. Estes momentos são  chamamos de: Desconhecido, Visitante, Lead, Cliente e Influenciador.

Agora, vou apresentar para como funciona cada etapa do inbound marketing.

Atração
É uma etapa essencial para aumentar o tráfego de um site, blog ou loja virtual. É de extrema importância produzir conteúdos voltados para diversos canais como: Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Periscope, Snapchat, Instagram, portais de segmento específico, blog corporativo, blog de parceiros etc.

Todo tipo de conteúdo produzido aqui deve ser relevante, de grande qualidade e utilidade. Lembre-se sempre que o conteúdo de atração será a porta de entrada para os outros conteúdos da jornada de compra e, por isso, deve ser produzido com muita atenção, compreendendo e atingindo a persona correta.

Conversão
Depois que o tráfego foi gerado e você atraiu visitantes com um conteúdo qualificado e rico, agora é o momento de converter esses visitantes em leads de acordo com as personas do negócio. A conversão, geralmente, é feita por mio de landing pages que são criadas exclusivamente para essa finalidade. Para uma conversão básica e inicial, a empresa entrega um conteúdo de valor em troca de informações como nome, e-mail, empresa, tamanho da empresa, telefone etc., isso vai depender do momento que o lead está na jornada de compra.

Fechar
Após as duas etapas citadas acima, esse é o momento de fechar o negócio. Quando um visitante é convertido em lead, ele precisa ser trabalhado e qualificado para se tornar um comprador ideal, após isso, são apresentados conteúdos específicos, uma abordagem exclusiva para finalizar a venda de um produto ou uma inscrição em um evento.

Encantar
Essa é uma etapa mais importante da jornada de compra, muitas pessoas se enganam pensando que a etapa anterior (Fechar) é a última do funil de vendas. Depois que um produto ou serviço é vendido, é de extrema importância manter esse relacionamento com o cliente para ele se tornar o influenciador e defensor da marca.

O que acontece quando um cliente se tornar influenciador da marca ou negócio? Ele indica o contato da empresa, compartilha material rico, fala da experiência positiva que tem com uma determinada marca e isso é de grande valor para qualquer empresa.

Investimento em pesquisa e ações de relacionamento com o cliente são muito bem-vindos nessa etapa para conquistar os clientes, que se tornarão divulgadores espontâneos de uma marca ou negócio.

Gostou de conhecer o que é e como funciona o inbound marketing? Compartilhe com seus amigos, eles também vão adorar conhecer!

herbert
Herbert Lopes é fundador do Superstorm e parceiro da Tyngu. Estudou Sistemas para Internet e desde 2009 é profissional em Marketing Digital. Especializado em SEO, atuando também em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Criador do Superstorm, um portal com foco em estratégias e conceitos do Marketing Digital para microempreendedores e Startups.

 

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